O engenheiro civil Danilo Marinho Lamego Borges, que foi eleito inspetor-chefe em processo consultivo realizado no dia 1º de outubro de 2020, vai conduzir a Inspetoria do Crea-MG pelos próximos três anos

Eleito pelos profissionais de engenharia, agronomia e geociências de Araçuaí e região, o engenheiro civil Danilo Marinho Lamego Borges estará à frente da Inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) pelos próximos três anos como inspetor-chefe local. No processo consultivo, realizado no dia 1º de outubro de 2020, também foram eleitos o engenheiro civil Edson Fernando Ramalho como inspetor-secretário e a engenheira ambiental Fernanda Barbosa Xavier como inspetora-tesoureira.

Morador de Araçuaí, onde vive desde que nasceu, Danilo, de 28 anos, vai coordenar as ações da Inspetoria, que é responsável por 17 municípios da região. Em seu primeiro mandato, o engenheiro, que também se elegeu vereador em Araçuaí, explica que a proposta de trabalho é ampliar o debate acerca das profissões da engenharia, da agronomia e das geociências para todos os municípios da abrangência da Inspetoria. “A própria formação da nossa chapa foi uma composição ampla. Temos o inspetor-secretário Edson Fernando, que é do município de Berilo, e a inspetora-tesoureira Fernanda, do município de Minas Novas. Nós três, formando a Inspetoria, temos esse compromisso de chamar os colegas para o debate e lutar pela valorização da engenharia, da agronomia e das geociências aqui na nossa região do Vale do Jequitinhonha”, afirma Danilo.

O inspetor afirma que é preciso fazer um trabalho de escuta e entender o porquê de os profissionais não estarem tão próximos do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Temos que abrir espaço para discussões e para criticas também, ao passo que vamos informar o que é competência do Confea, do Crea e da Inspetoria”, pontua. Já para a sociedade, o inspetor explica que o foco será na aproximação de gestores municipais, negociando, principalmente, ocupação de cargos técnicos por profissionais qualificados para auxiliar na elaboração, na execução e no monitoramento das políticas públicas.