A cidade de Ubá vai sediar, no dia 08 de dezembro de 2021, o evento O papel da mulher na engenharia. A iniciativa faz parte do Programa Mulher do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), que tem como intuito promover a igualdade de gênero na engenharia, na agronomia e nas geociências.

Segundo a inspetora-chefe do Crea-MG em Ubá, engenheira civil Sônia Maria Jacob Rodrigues, haverá uma mesa redonda para a troca de experiência da atuação das profissionais locais, além do debate sobre a contribuição das mulheres no desenvolvimento regional. “O cenário atual da nossa região é de crescimento, requerendo dos profissionais capacitação. Nesse sentido, é muito importante o apoio do Conselho para melhorar a interação entre os profissionais, com participação efetiva das mulheres engenheiras”, afirma. Na ocasião, será implantado o primeiro Núcleo Crea Mulher no interior do estado, atendendo Ubá e região.

Além da inspetora Sônia e da engenheira civil Flávia Roxin, que é membro do comitê gestor do Programa Mulher, a mesa redonda vai contar com as debatedoras engenheira agrônoma Jéssica Barbosa, engenheira civil e de segurança do trabalho Michely das Graças Nogueira, engenheira de produção e de segurança do trabalho Eliana G. S. Ferreira e engenheira agrícola Marina Corbelli Camiloto. Qualquer profissional da área de engenharia, agronomia e geociências pode participar do evento.

Programa Mulher

Em convergência com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 5 da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), que é o de garantir a igualdade de gênero, o Sistema Confea/Crea e Mútua lançou, em 2019, o Programa Mulher. A inciativa tem como finalidade elaborar políticas de incentivo para a atuação e protagonismo de mulheres dentro das áreas da engenharia, da agronomia e das geociências nas diversas entidades de classe e Conselhos Regionais.

A versão mineira do programa, lançada em março de 2021, quando o plenário do Crea-MG homologou o Comitê Gestor do Programa, conta com 21 representantes provenientes de instituições de ensino, sindicatos, entidades de classe, poder público, profissionais do Sistema e Crea Jr. Para o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Fernando Borges, que integra o Comitê, o Programa Mulher vem reconhecer a importância da presença feminina nos espaços decisórios. “Na nossa gestão, sempre tivemos a participação de mulheres na diretoria. Entendemos a importância dessa participação e, por outro lado, sabemos das dificuldades que elas enfrentam no mercado de trabalho. Então, o Programa Mulher vai potencializar as vozes das profissionais para que elas tenham o devido reconhecimento de sua atuação e contribuição para o desenvolvimento da sociedade”, ressalta Lucio.

Data: 08 de dezembro de 2021

Local: Inspetoria de Ubá - Rua São José, 39, sala 515, Centro – Ubá/MG