Até a próxima sexta-feira, 10 de dezembro de 2021, cerca de 350 obras, empresas e postos de combustíveis, em Uberlândia, vão ser fiscalizados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). A ação, que foi iniciada no último dia 06, conta com uma equipe de 13 fiscais que vai verificar atividades relacionadas à engenharia, à agronomia e às geociências.

Esta é a quarta blitz realizada, este ano, pelo Crea-MG na cidade. Nas últimas ações, realizadas em maio, junho e outubro, foram verificados 685 empreendimentos e expedidos 349 autos de infração. Segundo o inspetor-chefe do Crea-MG em Uberlândia, engenheiro civil Leandro Araújo Artagnan, a realização de mais uma blitz na cidade é em função do grande volume de obras e empresas a serem fiscalizadas. “Com o resultado das últimas três blitze, percebemos a necessidade de intensificar as nossas ações, exigindo que tenha um profissional legalmente habilitado como responsável técnico à frente dos serviços de engenharia, agronomia e geociências”, explica o inspetor. Segundo ele, a blitz também vai fiscalizar postos de combustíveis. “Vamos percorrer esses empreendimentos para verificar se existe profissional habilitado responsável pelas manutenções, inspeções e assistência técnica relacionada às atividades de engenharia”, destaca Leandro.

O objetivo da blitz é reforçar as ações de rotina que já são realizadas pelo Crea-MG no município. Durante a fiscalização, os agentes do Conselho verificam se as atividades técnicas estão sendo conduzidas por profissionais habilitados, bem como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e as placas de identificação em obras.

As blitze se caracterizam por serem concentradas, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. O gerente da Divisão de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, reforça que esse tipo de ação traz inúmeros benefícios para a sociedade. "Durante uma blitz identificamos, por exemplo, o exercício ilegal da profissão de engenharia, agronomia e geociências. A população não deve ficar exposta aos riscos advindos de serviços técnicos sendo desempenhados por pessoas sem atribuição e sem habilitação legal”, pontua o gerente.

Balanço

Até outubro deste ano, foram realizadas 71 blitze em todas as regiões do estado, fiscalizando obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. As principais irregularidades encontradas foram a falta de profissionais legalmente habilitados na execução de serviço de engenharia e a ausência de registro de empresa. O Conselho verifica e fiscaliza o exercício e a atividade profissional de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.