Covid-19 é uma doença respiratória nova que foi identificada pela primeira vez em Wuhan, na China. Atualmente, a transmissão se dá principalmente de pessoa para pessoa. Os coronavírus são a segunda principal causa do resfriado comum (após rinovírus) e, até as últimas décadas, raramente causavam doenças mais graves em humanos do que o resfriado comum. 

Em 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o surto da doença constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional – o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional. Em 11 de março de 2020, a Covid-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia.

Em 16 de março de 2020, o Crea-MG criou um Comitê de Gestão Contra o Covid-19. O objetivo é reforçar o enfrentamento da crise gerada pelo avanço do vírus, avaliar a todo momento a situação, disseminar informações de fontes seguras e orientações para minimizar o avanço da doença. Foram adotadas medidas preventivas para evitar a contaminação no ambiente de trabalho na sede, inspetorias e escritórios. O objetivo é proteger a saúde dos empregados, colaboradores, profissionais e o público em geral, e principalmente barrar o avanço da doença.

Em conformidade com a Portaria 112/2020, do Confea, o atendimento e a fiscalização serão mantidos dentro das limitações impostas pela situação que estamos vivendo. As medidas e orientações do Crea-MG em relação ao Covid-19 podem ser conferidas na Portaria 67/2020, do Crea-MG.

 

 

1. Como está o atendimento do Crea-MG?


O atendimento está sendo feito, preferencialmente, de forma virtual, por telefone ou por e-mail. Aqui no site, na página inicial, você também pode fazer as consultas a nossa assistente virtual, Ana. 

O atendimento presencial está sendo realizado por agendamento. 

Atenção: o horário de atendimento foi reduzido e, desde 20 de março, passando a ser de 8h as 13h.

2. Aposte na prevenção

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3. O que fazer diante de sintomas?

Aja com ética e respeito, evitando a transmissão de vírus. Veja o que você pode fazer:

Em casos de gripes e resfriados, sem suspeita de Covid-19:

• não sobrecarregue os serviços de saúde: opte pelo cuidado e tratamento domiciliar
• evite locais públicos;
• se for indispensável estar em público, utilize máscara para cobrir boca e nariz;
• use o cotovelo ou lenço de papel descartável para cobrir a boca ao tossir ou espirrar.

Casos suspeitos de Covid-19: 

• Não frequente local de trabalho, eventos ou espaços públicos; 
• Utilize máscara cirúrgica e reduza contato com familiares; 
• Em caso de febre ou tosse com dificuldade em respirar, procure a assistência médica em serviços de saúde, preferencialmente da rede SUS, o mais rapidamente possível. 
• No app Coronavirus-SUS você pode localizar o centro de saúde mais próximo de você. Para isso, acesse a loja de aplicativos do seu celular Android ou IOS.

O meu caso é considerado suspeito de Covid-19?

Casos suspeitos
• pessoa com febre e sinal/ sintoma respiratório que tenha viajado para qualquer país nos últimos 14 dias; 
• pessoa com febre ou sinal/ sintoma respiratório que tenha tido contato, nos últimos 14 dias, com pessoas suspeitas ou confirmadas para Covid-19. 

Casos prováveis
• pessoa que, nos últimos 14 dias, tenha tido contato domiciliar (resida ou trabalhe no domicílio) com suspeito ou confirmado e apresente febre ou sintomas respiratórios ou sintomas inespecíficos, como fadiga, mialgia/artralgia, dor de cabeça, calafrios, gânglios linfáticos aumentados, diarreia, náusea, vômito, desidratação e inapetência.

Atenção!

Se você teve contato com alguém suspeito ou confirmado, mesmo que não apresente febre ou outro sintoma, realize o autoisolamento e avise a todos aqueles com os quais teve contato. Siga as orientações das autoridades. Em geral, o isolamento deve durar 14 dias.

 

Importante!


Pessoas com mais de 60 anos, diabéticas, cardíacas, hipertensas ou com problemas do pulmão, além das que estiverem em tratamento atual ou recente para câncer, estão mais sujeitos a desenvolverem formas mais graves da doença!

 

4. Impactos sobre a rotina do Crea-MG

:: Atendimento

Haverá atendimento na sede e inspetorias das 08h às 13h apenas nos casos em que o atendimento presencial for indispensável. O Crea-MG orienta para que seja priorizado o contato pelo telefone da Central de Atendimento 0800 031 2732 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Confira a nossa Carta de Serviços e veja como acessar cada um dos serviços.

:: Fiscalização

 As blitze de fiscalização foram suspensas para evitar deslocamentos que necessitam de pernoites. As demais ações de fiscalização, que não exigem viagens de longas distâncias, bem como as apurações de denúncias, estão mantidas.

:: Eventos e reuniões

Atendendo às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) de evitar atividades com aglomerações de pessoas, os eventos programados para sede e inspetorias do Crea-MG, até 31 de março, estão suspensos, salvo em situações excepcionais devidamente justificadas. As agendas serão remarcadas.

Até mesmo os grupos de trabalho, câmaras e comissões do próprio Crea-MG deixaram de se reunir a partir do dia 19 de março. A plenária extraordinária prevista para esse dia, por exemplo, foi cancelada. 

 

5. Diga não às fake news. Utilize informações de fontes confiáveis:

Organização Mundial de Saúde 

Organização Pan-Americanda da Saúde

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

Plano de contingência nacional Covid-19

Plano estadual de contingência Covid-19 

 

Atualizado às 07h03 do dia 08 de abril de 2020.