Quem é o profissional que pode realizar manutenção em aparelhos emissores de radiação ionizante? Essa é uma das questões tratadas pela Resolução 6.919/2019 da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais que estabelece os procedimentos de boas práticas em serviços de avaliação de equipamentos e ambientes que utilizam radiação ionizante nas áreas médica, odontológica e veterinária em Minas Gerais.
E foi para conversar sobre esse tema com os conselheiros do Crea-MG que os membros da equipe de radioproteção da Diretoria de Vigilância em Serviços de Saúde, Cristiane Nogueira, Flávia Reis e Leandro Vieira participaram da reunião da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-MG (CEEE), no dia 19 de novembro de 2020, na sede do Conselho. Para Flávia Reis, esse encontro com os conselheiros contribui com o trabalho da Vigilância Sanitária. "Estamos alinhando com Crea-MG a habilitação de profissionais que poderão realizar esse tipo de atividade", explica.
O coordenador da CEEE, engenheiro eletricista Bruno Monteiro, acrescenta que a partir do diálogo com a equipe de radioproteção e com ajuda de profissionais que atuam na formação, a Câmara definiu critérios para a concessão de atribuições para o desempenho de atividades nessa área. "Conhecendo a Resolução e grades curriculares dos cursos de formação, conseguimos estabelecer, no âmbito das profissões do Sistema Confea/Crea, quem é legalmente habilitado para a atividade", finalizou.
Confira a apresentação