Alinhado com os esforços das autoridades sanitárias, sem deixar de atender às necessidades da cadeia produtiva da engenharia, da agronomia e das geociências, o Crea-MG deliberou a respeito da possibilidade do trabalho remoto, a partir do dia 11 de janeiro de 2021. A decisão foi tomada com base no Decreto 17.523/2021, do município de Belo Horizonte, que suspende por prazo indeterminado a abertura de serviços considerados não essenciais na capital, como medida para enfrentamento e prevenção à epidemia causada pelo novo coronavírus.
Enquadrado no Decreto Federal 10.282/2020, que regulamenta a Lei 13.979/2020, a qual define os serviços públicos e as atividades essenciais, o Crea-MG permanece funcionando das 8 às 17h. No entanto, algumas unidades de atendimento, em função de os funcionários se enquadrarem no grupo de risco para covid-19, estão atendendo de forma remota ou agendada.
Para o presidente do Conselho, engenheiro civil Lucio Borges, trata-se de um esforço coletivo para conter o avanço da covid-19 e do necessário comprometimento de todos para o enfrentamento dessa crise. "É importante o Crea-MG participar desse movimento, diminuindo a circulação de pessoas na cidade, sem deixar de atender às necessidades dos profissionais e da sociedade. Teremos algumas pessoas atendendo presencialmente, bem como nas atividades de fiscalização, mas alguns podem desempenhar suas tarefas de casa, e isso já ajuda muito", afirmou Lucio.
Sitac/Versão MG - Com a nova plataforma implantada, 100% dos serviços oferecidos pelo Crea-MG passaram a ser online. Isso contribui para que não haja necessidade de os profissionais e sociedade em geral se deslocarem até o Conselho. Mesmo que nesses primeiros dias tenha apresentado alguma instabilidade, o sistema permite o atendimento remoto de forma simples e eficiente.