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O Governo de Minas Gerais mantém aberta, até o dia 22 de março, a consulta pública do edital referente ao projeto de parceria público-privada do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte. A disposição da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) é garantir transparência ao processo e, especialmente, receber contribuições da sociedade sobre o modelo proposto. Pra isso, a Seinfra tem realizado audiências públicas para apresentação e esclarecimentos sobre o projeto e oitiva da população. Devido à pandemia, as sessões são virtuais e integralmente acessíveis por meio de links que são disponibilizados nos canais de comunicação da Seinfra e no Diário Oficial do Estado. Serão cinco até o prazo final de consulta. A subsecretária de Transportes e Mobilidade Mônica Lanna diz que este é um projeto de estado, e não de governo.
Mônica Lanna: o estado tem esta visão, de ser um projeto não de governo, mas de estado com desenvolvimento em todos os aspectos. Ele é um projeto para um horizonte de 30 anos, tentou deixar diretrizes que são fixas, como de responsabilidade ambiental e social. Não importa se é este governo ou o próximo elas terão de ser observadas sim.
Trata-se de grande obra viária, no entroncamento entre três rodovias que passam pela região metropolitana de BH: as BRs 381, 040 e 262. O projeto atual prevê quatro alças, em 100 km de extensão. O diretor de Relações Institucionais do Crea-MG, engenheiro civil Álvaro Goulart, profissional de carreira do DER, garante que o Crea-MG terá participação efetiva no processo de consulta através do Grupo de Trabalho de Transportes, criado no dia 4 de março.
Alvaro Goulart: é uma obra de grande porte, ela entra em algumas regiões com algumas demandas de ambientalistas, por entrar em áreas de grutas e ecológicas. E isso precisa ser estudado. E mais, tem a questão social, com as questões de reassentamentos. Então é a hora tanto da sociedade como da Engenharia de participar. E no Crea-MG vamos participar através do GT de Transportes.
O Rodoanel ligará alguns dos principais polos econômicos de Minas Gerais, ampliando a malha viária do estado. Ele vai permitir desafogar o trânsito no anel rodoviário de Belo Horizonte, onde será vedada a circulação de caminhões. Assim, com acesso restrito à circulação de coletivos e veículos leves, a projeção é de redução mil acidentes por ano no trecho. O projeto também prevê a construção de uma rodovia classe zero.
Alvaro Goulart: motiva bastante à engenharia rodoviária. A proposta inicial do Rodoanel é de uma rodovia classe zero superior em termos de atendimento ao usuário. Uma rodovia que perdoa nada mais é do que proteger alguns pontos que acabam trazendo mais riscos de tornar um pequeno acidente em um grande acidente. Então passa por detalhes importantes. Esse conceito de rodovia que perdoa é o que tem de melhor.
A minuta do edital objeto da consulta pública, estudos de engenharia, análises econômico-financeiras e jurídicas do projeto estão disponíveis no site parcerias.mg.gov.br. As contribuições sobre o projeto podem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A publicação do edital deve ocorrer em julho deste ano.
Renato Franco
Rádio Crea-Minas