O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Fernando Borges, mediou o painel do Crea JR-Nacional na Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea Connect), no dia 17 de setembro. A pauta do encontro, Empreendedorismo e Inovação: Enfrentando os Desafios da Pandemia, foi debatida pelos convidados, o presidente do Instituto de Engenharia de Anápolis, engenheiro civil João Belém; o fundador da Doelab – Startup, engenheiro de materiais Rodolfo Luiz Bezerra de Araújo Medeiros; e o fundador da Topofly Engenharia, engenheiro agrimensor e cartógrafo Antônio Matheus Barbosa Pereira da Silva.
A Soea Connect deste ano foi realizada de maneira remota e transmitida online, tendo como tema central: “A pandemia: aprendizados e desafios para a engenharia, a agronomia e as geociências”, versando acerca dos seguintes eixos temáticos: “desenvolvimento econômico, inovação e tecnologia, governança e gestão”.
O painel, mediado pelo presidente Lucio Borges, teve o intuito de reunir três profissionais da engenharia que empreenderam em momentos diferentes, antes e durante a pandemia de Covid-19. João Belém, que já empreendia anos antes da pandemia, falou sobre a importância do investimento em marketing digital nesse processo. “Hoje, não basta ser bom. Antigamente, se você fosse um grande profissional as pessoas te procuravam. Nesse momento, você precisa se mostrar e a internet somada às redes sociais são ambientes propícios para isso”, afirmou.
Matheus Barbosa, que começou a empreender pouco antes da pandemia começar, afirmou que a situação adversa o incentivou a buscar algo diferente. “Fomos obrigados a pensar em algo novo. Me aprimorei e criei a TopFly, empresa que utiliza drones para monitoramento e desenvolvimento de projetos de engenharia. Drones são um futuro que já está acontecendo”, disse.
Rodolfo Medeiros, que também é professor universitário, alertou para necessidade da interação do ambiente acadêmico com as empresas privadas nesse momento. “Nunca foi tão importante criar relações entre empresas, startups e a universidade, enfim, todos os atores atrelados à engenharia para o desenvolvimento de tecnologias. A pandemia nos trouxe essa oportunidade”, pontuou.
Na ocasião, o presidente Lucio Borges afirmou que o evento lhe trouxe muitos conhecimentos. “Aprendi bastante com as experiências dos jovens engenheiros. Quando me formei, em 1982, eventos como esse eram raros, praticamente não existiam. Poder estar aqui como mediador e discutir o empreendedorismo dentro da engenharia, principalmente nesse momento de pandemia, foi realmente uma oportunidade extremamente enriquecedora”, concluiu.
Assista ao vídeo:
Marlon Neves
Assessoria do Crea-MG
Publicada em 20 de setembro de 2021