Hoje celebramos os 44 anos da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea. A Mútua foi criada para oferecer planos de benefícios sociais, previdenciários e assistenciais aos profissionais associados, sendo referência na prestação de benefícios e serviços aos profissionais com registro no Crea. Agradecemos por fazer a diferença para milhares de profissionais do Sistema Confea/Crea.

Em reunião realizada no dia 02 de dezembro, o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Fernando Borges, recebeu o vice-presidente da Associação dos Engenheiros de Uberlândia (Asseng) e diretor Administrativo e Financeiro do Crea-MG, engenheiro civil Paulo Luiz Galvão Alves, e o inspetor-chefe de Uberlândia, engenheiro civil Leandro Araújo Artagnan. Na pauta, a apresentação de perspectivas para a continuidade do trabalho no município do Triângulo Mineiro e o futuro da Asseng.

Artagnan aproveitou para apresentar as oportunidades que estão surgindo em Uberlândia na área de engenharia, agronomia e geociências, em um projeto da prefeitura, em parceria com a iniciativa privada, para difundir o pó de basalto como alternativa para adubação e recuperação de solos. “Será um investimento de centenas de milhões de reais que, num momento que faltar fertilizantes no mercado, nossos profissionais terão um vasto campo para atuar”, afirmou.

O basalto é uma rocha silicática de origem vulcânica abundante em Uberlândia e região. A cidade possui mais de 16 mil hectares desse recurso, que apresenta altas concentrações de cálcio, magnésio e potássio, entre outros minerais. Na sua forma em pó, tem capacidade de aumentar o rendimento de produção na ordem de 20% a 30%, com melhoria da sanidade das plantas, maior retenção de carbono no solo, maior resistência às intempéries e menor uso de fertilizantes sintéticos e defensivos que encarecem os custos da lavoura.

 

Marlon Neves
Publicado em 06 de dezembro de 2021

Inspetores do Crea-MG em Pará de Minas acompanharam de perto visita de fabricante de veículos elétricos à cidade. A matéria foi divulgada na mídia local na última semana.

Confira abaixo.

 

📌 BLITZ DE FISCALIZAÇÃO

  1.  Coluna Minas Gerais - COLUNA MINAS GERAIS

        28/11/2021 | Folha da Manhã | Passos - MG 

📌 INSTITUCIONAL

  1. CEO de uma fábrica de veículos elétricos visita Pará de Minas e não descarta possibilidade de investimentos no município

       03/12/2021 | Diário de Pará de Minas| Pará de Minas - MG

  1. Pará de Minas recebe visita de CEO da Bravo Motor Company para investimentos

       01/12/2021 | Rádio Santa Cruz 100,3 FM | Pará de Minas - MG

  1. Pará de Minas se candidata à instalação de uma fábrica de carros elétricos da Bravo Motor Company

       01/12/2021 | Rádio Santa Cruz 100,3 FM | Pará de Minas - MG

   5. Pará de Minas se candidata à instalação de uma fábrica de carros elétricos da Bravo Motor Company (Pará de Minas e Região)

       01/12/2021 | Rádio Stilo Online - MG 

  1. Diretor de fabricante de veículos elétricos e packs de baterias visita Pará de Minas pensando em novos negócios

      30/11/2021 | GR News | Pará de Minas - MG

  1. Evento da Ampea premiará destaques da engenharia

      03/12/2021 | O Tempo Betim | Betim - MG 

  1. Acic homenageia ex-presidente e destaca parceria com administração (Desenvolvimento Econômico)

       01/12/2021 | Prefeitura de Contagem - MG 

  1. Minas Gerais é campeão em geração distribuída de energia solar

       29/11/2021 | Clic Folha - Notícias | Passos - MG 

  1. Presidente da Usiminas é destaque em homenagens da Federaminas e do Crea-MG

       04/12/2021 | Plox-MG | Ipatinga - MG

 

 

O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Fernando Borges, se reuniu, no dia 02 de dezembro, com representantes da Associação Cultural Flor do Cascalho. Eles apresentaram o projeto Horta Urbanas, que será implantado nos próximos meses na Vila Morro das Pedras, em Belo Horizonte. A Associação, que atua na região, escolheu moradores do entorno para trabalhar diretamente no projeto, que terá o apoio do Crea Jr-MG. 

O Projeto Hortas Urbanas defende os interesses sociais e humanos, promove a valorização profissional, o desenvolvimento sustentável e a excelência do exercício das atividades profissionais, fortalecendo os valores de comprometimento, participação e posicionamento social.

Participaram do encontro, os inspetores do Crea-MG em Belo Horizonte, a engenheira civil Maria Consuelita Oliveira; o engenheiro agrônomo, Frederico Ozanan; o presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos (Smea), engenheiro agrônomo Emílio Mouchrek; os representantes da Associação Cultural Flor do Cascalho, Júlio de Souza e Antônio Carlos de Souza; e o sócio da Methanum Energia e Resíduos, Felipe Gomes, que também é idealizador do coletivo Ah, é lixo?!, que promove uma educação empreendedora baseada na economia circular.

 

Marlon Neves
Publicado em 02 de dezembro de 2021

Mais de 50 pessoas participaram da 1ª Reunião Ordinária do Colégio Estadual de Entidades deste ano no formato presencial. Painéis, palestra, troca de experiências marcaram o evento que ocorreu na sede do Crea-MG, no dia 03 de dezembro. Na ocasião, o presidente do Conselho, engenheiro civil Lucio Fernando Borges, falou da importância das entidades para o Sistema e também da revisão da Lei 5.194/1966, PL 1.024/2020, em tramitação na Câmara dos Deputados, que interessa diretamente a elas. Lucio foi coordenador-adjunto do Grupo de Trabalho Estudo das Alterações à Lei 5.194/1966. “Uma das nossas propostas foi que na lei haja o repasse de 10% da ART para as entidades de classe que são muito importantes para o Sistema e os nossos profissionais”, destacou. Participando de forma remota, o conselheiro federal por Minas Gerais, engenheiro civil Gilson Queiroz, que também integra o GT, lembrou de outras sugestões de mudança na lei.

A reunião foi conduzida pelo gerente do Departamento de Comunicação e Relações com Colégios, engenheiro civil Jean Marcus Ribeiro, e contou com diretores, conselheiros, gerentes, assessores, entre outros participantes. “Conseguimos avançar bastante e atingimos nosso objetivo. Houve um reconhecimento positivo por partes das entidades sobre os resultados desta gestão do Conselho”, ressaltou Jean.

Na parte da manhã, os participantes assistiram à palestra “A importância da autoliderança no mercado de trabalho”, ministrada pelo engenheiro civil Anderson Márcio da Silva. “Autoliderança é um conceito útil que está ligado a sua capacidade de assumir responsabilidade. Para ser um autolíder é necessário ter foco, metodologia, posicionamento e inteligência emocional”, explicou.

Na sequência, durante o painel "Crea-MG e a valorização das profissões", os representantes das entidades conheceram os trabalhos dos departamentos e divisões do Conselho e ficaram mais informados sobre fiscalização, atendimento, planejamento estratégico, comunicação e o aplicativo do Conselho que reproduz as funcionalidades do sistema de serviços do Crea-MG, o Sitac-MG, possibilitando o acesso a todos os serviços, inclusive o canal para registro de denúncias de obras e serviços irregulares.

No período da tarde, os representantes das entidades falaram das atividades realizadas no ano, trocaram informações sobre o chamamento público e apresentaram seus projetos. Para a gerente da Divisão de Gestão de Colégios, engenheira de produção Maria Cristina da Silva, “a reunião foi muito positiva, porque atingiu o propósito de apresentar as diretrizes da gestão e compartilhar com os participantes os projetos do chamamento público e experiências das entidades”.

 

Confira os projetos do chamamento apresentados na reunião

Projeto: Mineração sustentável com tecnologias inovadoras
Entidade: Sindicato dos Geólogos no Estado de Minas Gerais (Singeo-MG)

Projeto: Programa de orientação Area-SSP
Entidade: Associação Regional dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos em São Sebastião do Paraíso (Area-SSP)

Projeto: Maratona de contenção do custo socioambiental por degradação dos solos, água e estradas vicinais - Saethon
Entidade: Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos (Smea).

Projeto: 7ª Edição da Revista Técnica
Entidade: Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Minas Gerais (Ibape-MG)

Projeto: Introdução ao uso de drone na engenharia
Entidade: Associação Centro Mineira dos Profissionais de Engenharia e Agronomia (Acentopea)

Projeto: III Circuito das engenharias
Entidade: Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Vale do Aço (Asseava)

Projeto: História da engenharia contada pelos ex-alunos
Entidade: Associação dos Ex-Alunos da Escola de Engenharia da UFMG (AEAEEUFMG)

Projeto: IEATM/Crea-MG capacitando e aproximando os profissionais
Entidade: Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM)

Projeto: Programa de capacitação de concessões com foco em manutenção de rodovias
Entidade: Associação dos Engenheiros do DER (Assender)

Projeto: Jornada das engenharias
Entidade: Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais (Senge-MG)

Projeto: Engenharia de agrimensura, tecnologia da informação, desenvolvimento urbano e rural
Entidade: Sociedade dos Engenheiros Agrimensores de Minas Gerais (Seamg)

Projeto Engenharia forte e profissionais valorizados
Entidade: Associação Araxaense de Engenharia e Desenvolvimento (Assend)

Na Sessão Solene de Encerramento do exercício de 2021, o Crea-MG homenageou profissionais que se destacaram na carreira profissional. O evento ocorreu na sede do Conselho, no dia 02 de dezembro. Na ocasião, o presidente, engenheiro civil Lucio Fernando Borges, afirmou que os homenageados marcaram seus nomes na história da engenharia. “É uma honra participar desta solenidade. Tenham certeza do nosso orgulho pelo acervo que vocês já construíram e continuam construindo. Como presidente desta casa e um batalhador pela valorização profissional levarei o exemplo de vocês para onde eu for”, ressaltou.

Um dos momentos da solenidade foi a inscrição no Livro do Mérito do nome do professor engenheiro de operação mecânica de manutenção Jarbas Alves de Souza, que nasceu em Itaúna e faleceu aos 89 anos. Ele ingressou no curso de engenharia mecânica na primeira turma da Escola de Engenharia da Fundação de Ensino Superior de Itaúna. Ao concluir o curso, e se registrar no Crea-MG, tornou-se o primeiro engenheiro da cidade. O filho do agraciado, engenheiro mecânico Ewerton Augusto Sousa Nogueira se emocionou e recebeu de Lucio o livro e a placa de homenagem. “Meu pai incentivou a criação do curso de engenharia da Universidade de Itaúna e sempre foi apaixonado pela mecânica. Assim que se formou foi trabalhar na indústria e depois foi para a docência. Seu nome ainda é lembrado na Escola de Engenharia pelos professores”, recordou.

Na sequência, foram entregues a Medalha e a Placa do Mérito do Crea-MG a profissionais que prestaram relevantes serviços à sociedade. Na ocasião, cinco foram homenageados. Um deles foi o engenheiro civil Henrique Rossi Wolf, prefeito de Ouro Fino, que agradeceu ao Crea-MG em nome dos outros quatro. “É uma satisfação muito grande. Trabalhei como engenheiro civil da Prefeitura de Ouro Fino por muitos anos. Hoje, como prefeito, trabalho para melhorar a vida da população”, destacou. O deputado estadual Dalmo Ribeiro veio prestigiar o conterrâneo. O parlamentar, autor do requerimento para formação da Frente Parlamentar em Defesa dos Conselhos Profissionais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), apoiou os conselhos na retirada de pauta da PEC 108/ 2019, que pretendia alterar a natureza jurídica deles e desobrigar o registro do profissional.

Confira os homenageados com a Medalha e Placa do Mérito do Crea-MG

  • Engenheira química Maria Helena Caño de Andrade
  • Engenheiro civil Henrique Rossi Wolf
  • Engenheiro civil José Élcio Santos Monteze
  • Engenheiro civil Tarik Chamon Simão