Na Sessão Solene de Encerramento do exercício de 2021, o Crea-MG homenageou profissionais que se destacaram na carreira profissional. O evento ocorreu na sede do Conselho, no dia 02 de dezembro. Na ocasião, o presidente, engenheiro civil Lucio Fernando Borges, afirmou que os homenageados marcaram seus nomes na história da engenharia. “É uma honra participar desta solenidade. Tenham certeza do nosso orgulho pelo acervo que vocês já construíram e continuam construindo. Como presidente desta casa e um batalhador pela valorização profissional levarei o exemplo de vocês para onde eu for”, ressaltou.

Um dos momentos da solenidade foi a inscrição no Livro do Mérito do nome do professor engenheiro de operação mecânica de manutenção Jarbas Alves de Souza, que nasceu em Itaúna e faleceu aos 89 anos. Ele ingressou no curso de engenharia mecânica na primeira turma da Escola de Engenharia da Fundação de Ensino Superior de Itaúna. Ao concluir o curso, e se registrar no Crea-MG, tornou-se o primeiro engenheiro da cidade. O filho do agraciado, engenheiro mecânico Ewerton Augusto Sousa Nogueira se emocionou e recebeu de Lucio o livro e a placa de homenagem. “Meu pai incentivou a criação do curso de engenharia da Universidade de Itaúna e sempre foi apaixonado pela mecânica. Assim que se formou foi trabalhar na indústria e depois foi para a docência. Seu nome ainda é lembrado na Escola de Engenharia pelos professores”, recordou.

Na sequência, foram entregues a Medalha e a Placa do Mérito do Crea-MG a profissionais que prestaram relevantes serviços à sociedade. Na ocasião, cinco foram homenageados. Um deles foi o engenheiro civil Henrique Rossi Wolf, prefeito de Ouro Fino, que agradeceu ao Crea-MG em nome dos outros quatro. “É uma satisfação muito grande. Trabalhei como engenheiro civil da Prefeitura de Ouro Fino por muitos anos. Hoje, como prefeito, trabalho para melhorar a vida da população”, destacou. O deputado estadual Dalmo Ribeiro veio prestigiar o conterrâneo. O parlamentar, autor do requerimento para formação da Frente Parlamentar em Defesa dos Conselhos Profissionais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), apoiou os conselhos na retirada de pauta da PEC 108/ 2019, que pretendia alterar a natureza jurídica deles e desobrigar o registro do profissional.

Confira os homenageados com a Medalha e Placa do Mérito do Crea-MG

• Engenheira química Maria Helena Caño de Andrade