Em reunião realizada no dia 02 de dezembro, o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Fernando Borges, recebeu o vice-presidente da Associação dos Engenheiros de Uberlândia (Asseng) e diretor Administrativo e Financeiro do Crea-MG, engenheiro civil Paulo Luiz Galvão Alves, e o inspetor-chefe de Uberlândia, engenheiro civil Leandro Araújo Artagnan. Na pauta, a apresentação de perspectivas para a continuidade do trabalho no município do Triângulo Mineiro e o futuro da Asseng.
Artagnan aproveitou para apresentar as oportunidades que estão surgindo em Uberlândia na área de engenharia, agronomia e geociências, em um projeto da prefeitura, em parceria com a iniciativa privada, para difundir o pó de basalto como alternativa para adubação e recuperação de solos. “Será um investimento de centenas de milhões de reais que, num momento que faltar fertilizantes no mercado, nossos profissionais terão um vasto campo para atuar”, afirmou.
O basalto é uma rocha silicática de origem vulcânica abundante em Uberlândia e região. A cidade possui mais de 16 mil hectares desse recurso, que apresenta altas concentrações de cálcio, magnésio e potássio, entre outros minerais. Na sua forma em pó, tem capacidade de aumentar o rendimento de produção na ordem de 20% a 30%, com melhoria da sanidade das plantas, maior retenção de carbono no solo, maior resistência às intempéries e menor uso de fertilizantes sintéticos e defensivos que encarecem os custos da lavoura.
Marlon Neves
Publicado em 06 de dezembro de 2021