Mais de 50 pessoas participaram da 1ª Reunião Ordinária do Colégio Estadual de Entidades deste ano no formato presencial. Painéis, palestra, troca de experiências marcaram o evento que ocorreu na sede do Crea-MG, no dia 03 de dezembro. Na ocasião, o presidente do Conselho, engenheiro civil Lucio Fernando Borges, falou da importância das entidades para o Sistema e também da revisão da Lei 5.194/1966, PL 1.024/2020, em tramitação na Câmara dos Deputados, que interessa diretamente a elas. Lucio foi coordenador-adjunto do Grupo de Trabalho Estudo das Alterações à Lei 5.194/1966. “Uma das nossas propostas foi que na lei haja o repasse de 10% da ART para as entidades de classe que são muito importantes para o Sistema e os nossos profissionais”, destacou. Participando de forma remota, o conselheiro federal por Minas Gerais, engenheiro civil Gilson Queiroz, que também integra o GT, lembrou de outras sugestões de mudança na lei.

A reunião foi conduzida pelo gerente do Departamento de Comunicação e Relações com Colégios, engenheiro civil Jean Marcus Ribeiro, e contou com diretores, conselheiros, gerentes, assessores, entre outros participantes. “Conseguimos avançar bastante e atingimos nosso objetivo. Houve um reconhecimento positivo por partes das entidades sobre os resultados desta gestão do Conselho”, ressaltou Jean.

Na parte da manhã, os participantes assistiram à palestra “A importância da autoliderança no mercado de trabalho”, ministrada pelo engenheiro civil Anderson Márcio da Silva. “Autoliderança é um conceito útil que está ligado a sua capacidade de assumir responsabilidade. Para ser um autolíder é necessário ter foco, metodologia, posicionamento e inteligência emocional”, explicou.

Na sequência, durante o painel "Crea-MG e a valorização das profissões", os representantes das entidades conheceram os trabalhos dos departamentos e divisões do Conselho e ficaram mais informados sobre fiscalização, atendimento, planejamento estratégico, comunicação e o aplicativo do Conselho que reproduz as funcionalidades do sistema de serviços do Crea-MG, o Sitac-MG, possibilitando o acesso a todos os serviços, inclusive o canal para registro de denúncias de obras e serviços irregulares.

No período da tarde, os representantes das entidades falaram das atividades realizadas no ano, trocaram informações sobre o chamamento público e apresentaram seus projetos. Para a gerente da Divisão de Gestão de Colégios, engenheira de produção Maria Cristina da Silva, “a reunião foi muito positiva, porque atingiu o propósito de apresentar as diretrizes da gestão e compartilhar com os participantes os projetos do chamamento público e experiências das entidades”.

Confira os projetos do chamamento apresentados na reunião

Projeto: Mineração sustentável com tecnologias inovadoras
Entidade: Sindicato dos Geólogos no Estado de Minas Gerais (Singeo-MG)

Projeto: Programa de orientação Area-SSP
Entidade: Associação Regional dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos em São Sebastião do Paraíso (Area-SSP)

Projeto: Maratona de contenção do custo socioambiental por degradação dos solos, água e estradas vicinais - Saethon
Entidade: Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos (Smea).

Projeto: 7ª Edição da Revista Técnica
Entidade: Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Minas Gerais (Ibape-MG)

Projeto: Introdução ao uso de drone na engenharia
Entidade: Associação Centro Mineira dos Profissionais de Engenharia e Agronomia (Acentopea)